Revelando a melhor estratégia de marketing para sites de encontros em 5 etapas Quando você está construindo sua estratégia de marketing para um site de encontros, tanto que seja um site de encontro virtuais como um chat erótico, de encontros casuais com as mais variadas intenções, de encontros para construir um relacionamento estável ou encontros mais efêmeros só para sexo casual ou aventuras extraconjugais , você deve levar em conta este simples fato: os encontros e o marketing têm muito em comum. Como assim?
Antes de mais nada, ambos têm a ver com a construção de um relacionamento duradouro. Ambos requerem uma dança de namoro semelhante para dois.
Até mesmo as palavras-chave são idênticas: paquera, atração, envolvimento e deleite. Mas vai muito mais fundo do que isso: encontros e marketing são ambos raramente tão simples quanto as pessoas pensam.
Tivemos o privilégio de trabalhar com alguns dos sites de encontros mais bem sucedidos do Brasil, como encontros-casuais.com e sexocasual.net.br, e passamos horas no final A/B testando todas as nossas atividades. Podemos testemunhar sem dúvida que construir estratégias de marketing para sites de encontros é difícil. Quase impossível, de fato.
Mas apenas quase.
Como é que é tão difícil? À primeira vista, os sites de encontros são super populares; é quase uma necessidade nos dias de hoje. O público-alvo é sensível à dor, sensível à solução e até mesmo sensível à marca na maioria dos casos.
Então, qual parece ser o problema?
Em uma palavra: saturação. Um novo e vistoso aplicativo de encontros é lançado quase todos os meses. Para ficar à frente do jogo, você precisa otimizar suas “habilidades de paquera” e dar aos seus usuários o “primeiro encontro” de seus sonhos.
Caso contrário, eles se apaixonarão por uma solução melhor.
Mas chega de conversa. Vamos mergulhar diretamente em 5 das melhores estratégias de marketing para sites de encontros:
Estratégia #1 - É uma combinação! Encontre seu nicho
Em encontros e marketing, é importante saber o que você está procurando. Dizem que há muito peixe no mar, mas lança uma rede muito larga para o amor ou clientes - e isso vai acabar custando muito caro. Lance uma rede muito estreita, e você não conseguirá nada de valor.
Antes de procurar por usuários, você deve conhecer seu público-alvo. Os usuários podem ser divididos em inúmeros grupos e categorias.
Em geral, a indústria de encontros on-line é super diversificada. Existem sites de encontros para pessoas heterossexuais, e sites de encontros para a comunidade LGBT.
Se há um grupo de pessoas procurando por amor, há um site de namoro para isso. Se há pessoas à procura de sexo sem compromisso há um site específico para este tipo de encontros também. Quando se trata de estratégias de marketing para um site de encontros, vale a pena entender as preferências dos usuários.
Em uma pesquisa recente do site de encontros inglês LaBrigna, homens heterossexuais no Reino Unido foram questionados sobre qual é a única característica que eles estão procurando em um parceiro de vida. A maioria respondeu: uma namorada tranquila. As mulheres heterossexuais, por outro lado, estão à procura de uma pessoa que valorize o amor acima do sucesso. Enquanto isso, pessoas do mesmo sexo dizem estar procurando alguém que as acompanhe até o pub. Estas especificações podem significar grandes mudanças no UX e nas estratégias de marketing de seu site.
A dica
Qualquer que seja seu nicho, conhecer seu público é apenas o primeiro passo para atingir e converter os usuários.
Estratégia #2 - Encontre Influenciadores adequados para seu público
Sem surpresas, a maioria das pessoas que utilizam aplicativos e sites de encontros tem idade entre 18 e 34 anos.
Este é o caso de sites de encontros sérios como Zoosk, Match e eHarmony, bem como de aplicativos de encontros mais casuais como Tinder ou os já mencionados encontros-casuais.com ou sexocasual.net.br. Setenta e nove por cento dos usuários do Tinder são milênicos (pessoas com cerca de 23-38 anos). De acordo com a pesquisa Labrigna UK, 64% de seus usuários são milenares, e apenas 11% têm mais de 45 anos de idade.
Os sites de encontros de nicho para pessoas solteiras com mais de 50 anos são a exceção e não a regra.
Os Millennials vêem o marketing da marca de maneira diferente das gerações mais velhas; é um fato bem conhecido. Uma pesquisa do Grupo McCarthy constatou que 84% dos milênicos rejeitam a publicidade tradicional . Uma pesquisa de 2018 do Fullscreen descobriu que 44,3% das pessoas nascidas entre 1986 e 2000 - um grupo composto principalmente de Millennials e alguns Gen Zers - influencia mais do que as marcas. Os entrevistados tinham 50% mais probabilidade de comprar algo recomendado por um “pioneiro digital”, um influenciador com mais de 1 milhão de seguidores que se tornaram famosos on-line, do que por uma celebridade com mais de 20 milhões de seguidores.
A dica
Usar influenciadores com uma sólida reputação de perícia em encontros pode ser a estratégia de marketing correta para seu site de encontros.
Estratégia #3 - Não Seja Tímido: mire o alvo
Há certos fundamentos comuns a todos os tipos de serviços on-line. Se você está no ramo de sites de encontros, empréstimos hipotecários online ou serviços de entrega de refeições, a intenção do usuário importa - muito.
No dating, as pessoas dão certos sinais quando estão interessadas (e não interessadas). Sua linguagem corporal muda, elas criam oportunidades para tocar ou se aproximar fisicamente da outra pessoa (ou no lado oposto: para chegar à saída mais próxima!).
O mesmo se aplica ao marketing intencional. Há sinais específicos que aparecem na consulta de busca do usuário. O que é marketing de intenção? Em resumo, é um tipo de marketing digital que tem como alvo os usuários com alta intenção, ou seja, usuários que decidiram que precisam de um produto ou serviço e agora estão prontos para comparar marcas e, em última instância, comprar uma assinatura.
Quando se trata de pesquisas, a intenção do usuário e os sinais podem ser divididos em 3 categorias: navegação, informação e intenção transacional. As consultas transacionais são onde a intenção de compra está em seu auge. O usuário digita em uma pesquisa uma marca como “site de relacionamento Match " ou “cadastro no Zoosk”, ou uma pesquisa sem marca como “melhores sites de encontros” ou “comparação dos sites de encontros”. Consultas sem marca são onde as melhores oportunidades podem ser encontradas porque o usuário ainda não se comprometeu com uma marca específica. As consultas sem marca estão em ascensão em vários setores.
A dica
Certifique-se de que você esteja em alta posição para palavras-chave de alto grau de intencionalidade, tais como “melhores sites de encontros para cristãos”. Crie um conteúdo eficaz e otimizado para os motores de busca.
Estratégia #4 - Usar dados para aperfeiçoar suas atividades
Mantendo a analogia entre marketing e data, uma campanha pay-per-click (PPC) é um pouco como um primeiro encontro.
Por quê?
Porque em ambos os casos, você coloca no investimento (restaurante chique, blazer novo, flores para os antiquados), antes de ter qualquer ideia de qual será a recompensa. O preço ideal depende se você vai converter seu alvo (cliente/data) em um parceiro. Mas é um tiro no escuro, certo?
Bem, talvez seja verdade para o namoro. Mas não para o marketing.
Felizmente, os termos relacionados aos encontros não são os mais caros de se comprar. Esse título vai para consultas de financiamento ao consumidor, como “cotações de preços de seguros para automóveis” e “melhores empréstimos hipotecários”, o que pode custar muito caro. O que acontece com estas palavras-chave é que elas oferecem taxas de conversão de até 24%, enquanto uma taxa de conversão de 1%- 2% é geralmente considerada uma boa referência no Google AdWords.
A análise de dados é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing intencional. Para cada indústria e cada marca, há um custo ideal por clique. Pagar mais por palavras-chave sem marca pode ser uma coisa boa, se isso lhe proporcionar a você usuários com alto índice de intencionalidade e prontidão para a conversão.
A dica
Foco em palavras-chave sem marca como “melhores sites de encontros” e palavras-chave ainda mais claras como “melhores sites de encontros para pessoas com mais de 50 anos”.
Estratégia #5 - Ação Direta de Conversão - Questões de Interação
Naturalmente, fazer com que os usuários visitem seu site de encontros ou baixem seu aplicativo de encontros é apenas uma parte da equação. O próximo passo é fazê-los converter (tornar-se assinante ou adquirir um recurso em um aplicativo). As melhores estratégias de marketing para sites de encontros levam em conta a importância de interagir com os usuários. Fornecer valor agregado através de conteúdo interessante e informativo é uma tática comprovada em muitos setores diferentes. A transparência sobre tarifas e serviços também é importante.
Outra maneira de converter com deleite é criar um funil de marketing interativo que ajude seus potenciais clientes a entender melhor seus objetivos de encontros.
Outra coisa que muitas marcas negligenciam é a necessidade de atender aos usuários móveis. Se você está procurando atrair usuários para seu site de encontros, a necessidade de uma estratégia móvel torna-se ainda mais urgente. Uma tendência discutida com frequência neste blog é a migração do Google para a indexação do mobile-first. O Google seguiu nesta direção depois de observar que as buscas móveis haviam superado as buscas no desktop.
Para as marcas, o desafio é converter os usuários em mobile. Por esta razão, ter um site otimizado para celular é importante. Se o objetivo final é conseguir que os usuários façam o download de um aplicativo móvel, então uma página de destino otimizada para celular com um link para seu site de encontros na App Store ou no Google Play é crucial.
A dica
Pense em envolver funis que darão valor agregado a seus potenciais clientes. Isto pode ser um bom questionário, pesquisa, jogo, etc. Faça seu site delicioso, rápido e responsivo ao celular.
Conclusão
O marketing, muito parecido com o jogo de namoro, é igualmente emocionante e assustador. Aborde-o da maneira correta e você poderá encontrar um parceiro (de vida). Se você se envolver da maneira errada, acabará sozinho, frustrado e com uma carteira mais leve.
Uma forte campanha de marketing intencional é apenas o bilhete para atrair os usuários certos na hora certa. Se uma pessoa está procurando comparar sites de encontros ou aplicativos, as chances são de ser persuadida por uma marca ou outra. A pergunta é: essa marca será a sua?
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