Porque o marketing intencional é a adaptação ideal na época da covid-19

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O marketing intencional é a estratégia mais quente no marketing digital e há algumas boas razões para isso. Embora possa parecer apenas mais uma opção em um grande kit de ferramentas de marketing, o marketing de intenção é na verdade uma tática de marketing extremamente versátil que ajuda as empresas a adquirir novos clientes com maior precisão do que nunca. A precisão é ainda mais importante com muitos marqueteiros lidando com orçamentos apertados na nova era de distanciamento social e hábitos de gastos cuidadosos na esteira da Covid-19.

time discutindo estratégia de marketing
O marketing intencional incentiva as empresas a concentrarem seus esforços em usuários de alta intensidade - e a jogarem fora o velho caderno de jogadas de lançar uma rede sobre amplos segmentos da população, na esperança de atrair algumas conversões.

Neste post vamos explicar por que todas as empresas precisam começar a fazer marketing de intenção, e como o marketing de intenção pode ajudá-las a ter sucesso em tempos de coronavírus, onde seus esforços são mais sobre o ROI do que nunca.

O que é marketing intencional?

Como seu nome sugere, o marketing intencional interpreta, e responde à intenção do usuário. Hoje em dia, a maioria das pessoas começa sua jornada de clientes digitando uma consulta no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca na Internet/plataforma de mídia social.

Enquanto a antiga estratégia de marketing demográfico visa as pessoas com base em quem elas são, o marketing de intenção vai mais fundo, visando os usuários com base em como eles pensam, sentem e se comportam on-line, o Google usa inteligência artificial e machine learning para interpretar as consultas de busca e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Prever intenções é como o Google entende se você quer ver receitas de pizza ou pizza take-away quando você usa o Google ‘melhor pizza’.

Mas você não precisa necessariamente de AI para fazer marketing intencional. Tudo o que você precisa é uma simples compreensão de SEO e do comportamento humano, e você pode facilmente identificar o que cada usuário está procurando - e responder de acordo.

A percepção dos sinais de intenção pode potencializar campanhas de marketing melhores e mais personalizadas que atingem as palavras-chave, canais e ofertas especiais certas que respondem diretamente às necessidades e desejos de seus clientes.

Quais empresas podem usar o marketing intencional?

O marketing intencional começa dividindo as consultas de busca em 3 categorias: informacional, transacional e de navegação. Uma vez que você sabe como identificar os 3 sinais de intenção, torna-se muito mais fácil concentrar seus esforços de marketing na satisfação da intenção do usuário.

O primeiro tipo é a intenção informativa. Isto significa que o usuário está procurando informações, mas ainda não decidiu se deve ou não fazer uma compra. Por exemplo, se você vende kits de refeição, uma busca por ‘Existem kits de refeição para veganos?,’ ‘Como funcionam as entregas de kits de refeição?,’ ou uma visita ao blog de seu site sobre fatos nutricionais sobre kits de refeição - todos mostram intenção informativa.

O próximo tipo é a intenção de navegação. É quando um cliente decide comprar um produto/serviço e é determinado sobre onde comprá-lo. Uma busca no Google por ‘Financiamento imóvel Bradesco’ mostra que o cliente pretende solicitar um financiamento de imóvel do banco Bradesco.

O último tipo de intenção é a intenção transacional (ou comercial). Isto é quando um cliente potencial decidiu comprar um produto específico, mas pode não ter escolhido onde comprá-lo. Uma busca pelos “melhores provedores VPN” mostra a intenção transacional, porque o usuário quer comprar serviços VPN e está procurando o melhor provedor. Eles estão procurando para comparar.

Como o marketing intencional ajuda as empresas a terem sucesso na época da covidência?

Quando você entende a intenção, você tem uma melhor chance de entrar em contato com as 2 bilhões de pessoas que irão fazer compras on-line em 2021. Estes números estão crescendo, pois, a Covid acelerou a mudança para bens e serviços online - uma mudança que dificilmente reverterá mesmo depois que a crise tiver passado.

Aqui estão os passos que toda empresa precisa dar para otimizar suas atividades de marketing e transformar uma situação desafiadora em um resultado positivo:

Defina seu cliente ideal com mais precisão

Com a visão da jornada do cliente através do marketing de intenções, você obtém uma compreensão mais precisa de seu cliente ideal, o que significa que seus materiais de marketing podem ser muito mais precisos. O marketing baseado na demografia corre o risco de ignorar clientes-chave que não se encaixam em suas suposições - ou, pior ainda, de gastar muito dinheiro visando clientes que não têm intenção de compra. Aqui está um exemplo: de acordo com a pesquisa do Google, 40% das pessoas que compram produtos para bebês vivem em uma casa sem um bebê. Se todos os seus materiais de marketing forem destinados aos pais, você gastará muito dinheiro e perderá mais da metade dos clientes em potencial.

Afie seu conteúdo

Com tanto conteúdo inundando a web, o seu poderia facilmente ser afogado. Mais de 4 milhões de posts em blogs são publicados todos os dias! O marketing de conteúdo agora é uma situação vencedora - se um pedaço de conteúdo for o mais alto na SERP para uma determinada consulta, receberá mais visitantes, o que reforça a visão do mecanismo de busca como o conteúdo mais apropriado para responder a essa pergunta. Quando você usa ferramentas de marketing intencional, você pode adaptar seu conteúdo com muita precisão para fornecer a resposta mais apropriada a uma determinada consulta de busca. Desta forma, seu conteúdo se classifica mais alto no SERP, e será o mais alto para exatamente aqueles usuários que têm maior probabilidade de converter.

Alinhe seu conteúdo SEO com sua estratégia de marketing digital

Costumava haver uma tensão entre o marketing de conteúdo e outras partes de uma estratégia de marketing digital, mas não mais. O Google agora recompensa o conteúdo que atende às consultas dos usuários. Atualmente, os executivos de SEO instruem suas equipes a orientar o conteúdo aos usuários porque os mecanismos de busca são suficientemente inteligentes para entender o valor de SEO disso.

Fuga do funil

Você provavelmente está acostumado a pensar em clientes potenciais com base em sua posição no funil de marketing. O problema é que isto se baseia na suposição de que cada cliente segue mais ou menos a mesma jornada de compra - começando pela pesquisa de informações sobre um produto, depois restringindo suas opções para decidir sobre o melhor produto, e depois fazendo uma compra. Hoje em dia, o usuário médio faz uma viagem não linear na qual pesquisa, escolhe uma marca, depois retrocede e pesquisa um pouco mais, e só faz uma compra vários dias ou semanas depois. Quando você segue antigas suposições de marketing, você perde oportunidades de converter potenciais compradores. O marketing intencional dá sinais claros que indicam quando um usuário está pronto para comprar - e que tipos de ações podem ajudar os usuários a converter.

Proporciona personalização em tempo real em um nível granular

O marketing intencional aproveita o aprendizado da máquina para que você possa personalizar todas as suas campanhas de marketing em escala. A personalização profunda é o Santo Graal do marketing - ser capaz de harmonizar notificações push, e-mail marketing, marketing de conteúdo, anúncios em mídias sociais, anúncios móveis e muito mais de uma forma totalmente personalizada para cada usuário, mas focada no único objetivo de converter usuários.

Ser o primeiro a fazer contato com o cliente

De acordo com pesquisa da Forrester, 85% das vezes, o primeiro negócio a fazer contato com um cliente potencial é aquele que faz a venda. Isto faz com que seja muito valioso ser capaz de prever quem é mais provável que faça uma compra de seu negócio para que você possa ser o primeiro ponto de contato para aquele usuário quando ele inicia sua jornada de compra. O marketing intencional lhe dá essa percepção, para que você possa ser o primeiro porto de escala para os compradores que têm maior probabilidade de se converter. Vê um sinal informativo? Aí está sua oportunidade de fornecer conteúdo especializado e entrar na cabeça do cliente. Sinal de navegação? Melhor ater-se às suas campanhas de busca de marca. Sinal transacional? Esse é o bilhete de ouro, porque o usuário está pronto para comprar, mas ainda não decidiu de quem comprar.

Marketing intencional - a resposta para os marqueteiros na era da covid

O marketing intencional oferece um conjunto de ferramentas de marketing digital que funciona em diferentes indústrias, segmentos demográficos e países. Por ser mais preciso na identificação de clientes potenciais, ele traz uma maior taxa de conversão e menor custo por aquisição de clientes. Isto é ainda mais valioso em uma época em que os orçamentos de marketing não podem ser desperdiçados e você tem que garantir que seus dólares tenham um impacto. O marketing intencional continuará a crescer como uma estratégia de marketing on-line, à medida que as empresas se apropriarem de sua eficácia.


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