Em países ao redor do mundo, a maioria das pessoas está intensamente focada em ficar longe dos outros em vez de se unir, o que mudou a estratégia clássica de marketing para sites de encontros.
Ironicamente, porém, o uso de aplicativos de encontros parece estar em alta durante o lockdown, com o isolamento social levando muitas pessoas solteiras a se conectarem virtualmente on-line, procurando por shows de sexo on-line, afetando o marketing de sites de garotas na webcam. De acordo com a Tinder, houve mais deslizes no aplicativo no domingo 29 de março do que em qualquer outro dia de sua história e os sites de anúncios para adultos registraram um aumento significativo no número de classificados publicados durante esse período..
Você pode estar se perguntando qual é o objetivo dos encontros on-line no clima atual. Enquanto o encontro presencial é tipicamente o objetivo final (e muitas vezes rapidamente atingido) de muitos aplicativos modernos de encontros, o coronavírus significa que os usuários agora são forçados a se auto-isolarem indefinidamente. Ao mesmo tempo, entretanto, a quarentena resultou naturalmente no aumento do desejo de buscar uma conexão, sob qualquer forma possível.
Apps capitalizam no vídeo-chat
Em 2019, a Bumble adicionou funcionalidades de videochamada e chamada de voz a seu aplicativo, com o objetivo de ajudar os usuários a se sentirem mais seguros de uma conexão antes de organizar um encontro presencial. Desde o surto do coronavírus, Bumble tem visto um aumento de 21% no envolvimento com este recurso, à medida que os usuários experimentam mais com encontros virtuais.
Curiosamente, o Bumble é um dos únicos aplicativos de encontros a ter investido anteriormente em vídeo chat. O recurso foi testado por outros, incluindo Match.com, mas foi recebido com falta de interesse por parte dos usuários. Isto se deve aparentemente à sensação do vídeo ser um pouco reveladora demais nos estágios iniciais da comunicação. Isto mudou desde o coronavírus, é claro, pois os usuários estão mais conscientes de sua falta de interação social, e agora estão interessados em forjar conexões. Mais uma vez, os aplicativos de encontros estão girando em torno do vídeo. Apesar de ver baixa demanda por sua encarnação anterior, Match.com reintroduziu recentemente seu recurso de bate-papo em vídeo. Lançado na semana passada, o ‘Vibe Check’ permite que os usuários conversem com os usuários através de vídeo, sem revelar nenhuma informação de contato pessoal. Isto provavelmente atrai os usuários que podem querer ir a um encontro virtual, mas estão desconfiados de passar para plataformas como Skype ou FaceTime muito cedo, já que informações pessoais são necessárias.
Além disso, Plenty of Fish lançou ‘LIVE!', que é um recurso (semelhante ao Facebook Live) pelo qual os usuários podem optar por transmitir ao vivo para uma audiência, bem como optar por entrar em conversas de vídeo um-para-um. Há também outro novo recurso chamado NextDate, que imita o speed date, mas com videochamadas de 90 segundos ao invés de encontros físicos. Além da possibilidade de fazer uma conexão romântica, este tipo de recurso também acrescenta um elemento de gamificação (e, portanto, de entretenimento), que também é suscetível de atrair os usuários durante este tempo de isolamento forçado.
Expandindo as conexões
Outras aplicações ainda estão relutantes em investir em encontros por vídeo, talvez devido à crença de que o interesse voltará a diminuir quando o coronavírus acabar. Entretanto, muitos aplicativos de encontros ainda estão respondendo ao coronavírus, liberando características únicas que visam a impulsionar o uso nas circunstâncias atuais.
O Tinder , por exemplo, lançou gratuitamente seu ‘Tinder Passport’ para todos os usuários. Anteriormente disponível apenas para assinantes Tinder Plus & Gold, ele permite que os usuários procurem encontros em qualquer lugar do mundo, ao contrário de dentro de sua redondeza.
Curiosamente, a Tinder relatou um aumento na duração das conversas desde o coronavírus, com a média de conversas durando de 10 a 20% a mais em comparação com fevereiro. Em outras mudanças de comportamento, a Tinder também viu um aumento em tópicos de conversas mais considerados, o que, sem surpresa, se concentra em torno do coronavírus em geral, mas está mais amplamente relacionado ao bem-estar e aos mecanismos atuais de enfrentamento.
A Bumble também expandiu seus filtros de distância em todo o país, para que os usuários possam se conectar com pessoas em qualquer lugar do mesmo país. Além disso, acrescentou uma função de nota de áudio, para usuários que querem fazer mais do que texto, mas não estão prontos para o vídeo. Outra novidade do Bumble é a opção de adicionar um botão de ‘namoro virtual’ aos perfis, o que significa para outros usuários que estão prontos para se conectar via vídeo. Como incentivo, o Bumble também está doando US$ 1 para o Fundo de Solidariedade Covid-19 da OMS para cada pessoa que adicionar um crachá.
Além disso, Hinge também adicionou a função " Encontro de Casa”. Ao invés de encorajar os usuários a passar mais tempo no próprio aplicativo, no entanto, o recurso ajuda a encorajar os casais a se afastarem do Hinge. Isto porque os usuários só são alertados quando duas pessoas, separadamente, indicam que estão prontas para uma chamada de vídeo fora do aplicativo, o que significa que há menos chances de rejeição.
O encontro on-line mudará para sempre?
É evidente que o encontro on-line está vendo um aumento no momento, com os usuários encontrando maneiras de tornar a quarentena mais divertida. Isso resultou até mesmo no lançamento de novos aplicativos, projetados especificamente tendo em mente a situação atual. O ‘Quarantine Together’ é um novo serviço de encontros que apresenta as pessoas para uma chamada de vídeo todos os dias às 18 horas - depois de terem recebido um lembrete diário para lavar as mãos. De acordo com a CNN, o número de novos cadastros tem crescido 50% a cada dia desde o seu lançamento.
Outro novo aplicativo, Flutter, também tem visto um aumento no uso desde o coronavírus. A premissa é que ele oferece aos usuários uma janela de seis horas em um domingo para fazer uma conexão, capitalizando o fato de que as pessoas agora têm mais tempo em um dia para se dedicar a encontros on-line.
Então, aplicações como esta continuarão a ver uma alta utilização quando o auto-isolamento se tornar uma coisa do passado? É duvidoso que todos sobreviverão, mas para gigantes como Bumble and Match, no entanto, a esperança é que a rápida adaptação da indústria de novos recursos ajude a manter o interesse neste novo estilo de encontros virtuais a longo prazo.
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